segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Jarbas já é citado como opção a Eduardo Cunha. Piccini pode ser candidato de Dilma


Na Folha de São Paulo
Com possível saída de presidente, oposição discute apoio a ‘novo Cunha’
Diante da possibilidade de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sucumbir às suspeitas que pesam contra ele e deixar o comando da Câmara dos Deputados, oposição e governo discutem reservadamente nomes que, nessa situação, vão tentar emplacar no lugar do peemedebista.
Alinhados a Cunha na tentativa de deflagrar um processo de impeachment contra Dilma Rousseff, partidos de oposição sabem que dificilmente conseguirão eleger algum deputado de seus quadros. Por isso buscam um candidato que reúna as condições de ser um “novo Cunha”, mas sem o inconveniente de ter o nome envolvido no escândalo de corrupção na Petrobras.
Esse perfil se resume a duas características: ser de um partido relevante da base governista, mas estar disposto a continuar a ajudar, ou no mínimo não atrapalhar, nas tratativas do impeachment contra Dilma Rousseff.
Cabe ao presidente da Câmara decidir a validade dos pedidos de impeachment e, dentro de certas regras, ditar o trâmite de eventual peça que prosperar.
Um dos nomes citados nessas conversas é o do ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos, que integra o grupo de peemedebistas contrários a Dilma.
O Palácio do Planalto sabe que dificilmente o PT emplaca um eventual sucessor de Cunha. Por isso, o governo demonstra simpatia à ideia de apoiar o líder da bancada do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), que após negociar com Dilma, ganhou dois ministérios para a bancada de deputados do partido.
Picciani está alinhado ao Planalto e é contra o impeachment, mas foi derrotado politicamente na semana que passou por uma articulação comandada por Cunha nos bastidores. Parte da base aliada, incluindo deputados do PMDB, derrubou as sessões em que o governo tentaria manter os vetos de Dilma a projetos da pauta-bomba.
Não existe nas regras da Câmara possibilidade de fazer um impeachment de Cunha ou de ele se afastar temporariamente, a não ser por razões médicas. Ele

Tropa de Elite da PM diz que só mudou de nome e foi prestigiada com estrutura mais robusta no Sertão

O tenente coronel Jamerson Pereira de Lira, comandante da CIOSAC, tranquiliza toda a população sertaneja de que não haverá extinção do efetivo, apenas uma mudança de sigla. Ele afirma que a medida tornará a unidade especializada ainda mais forte e eficiente para continuar seu trabalho.
“Como uma incontestável prova de reconhecimento aos relevantes serviço prestado pela Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (CIOSAC) no combate à criminalidade no interior de Pernambuco, o governo do Estado encaminhou proposta à Alepe propondo a conversão dessa tropa de elite no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), cuja área de atuação se estenderá também para o agreste e zona da mata”.
“Com essa medida o estado está investindo em pessoal e meios, uma vez que será agregado ao efetivo da CIOSAC mais 320 policiais militares, os quais já vêm sendo treinados desde março deste ano em técnicas especiais. Afora isso, toda frota de veículos 4×4 está sendo ampliada para 46 viaturas, praticamente triplicando todo o aporte já existente. Espera-se com essa medida proporcionar a todo interior do estado uma tropa especializada a fim de combater com mais eficiência a criminalidade e trazer mais tranquilidade à população”, diz.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

VOLTOU EM GRANDE ESTILO O EVENTO "AÇÃO NAS COMUNIDADES"


Aconteceu nessa sexta-feira (09) no Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, em Vila do Socorro, o evento "Ações nas Comunidades - Um Ato de Cidadania" promovendo o protagonismo e a inclusão social, bem como a valorização das potencialidades locais através de ações educativas, culturais, sociais e de saúde, visando à melhoria nas relações de fortalecimento de vínculos comunitários e sociais.


O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Ação Social Desenvolvimento e Trabalho em parceria com as demais secretarias municipais.


A programação constou de apresentações culturais, palestras da Secretária de Saúde e da Equipe do SAMU, oficina de capoeira e peça teatral. Também foram ofertados serviços de corte de cabelo, terapia holística, citologia, distribuição de sementes e mudas, aferição de pressão, teste HGT, encaminhamento para prótese dentária, exposição de artesanato, exposição turística, atendimento do Programa Bolsa Família, projeto Criancine e Futevôlei infantil.

Confira as imagens:



















‘Cunha é doente, psicopata, um cínico’, diz Jarbas


Do Congresso em Foco
Um dos fundadores do PMDB, o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) é um dos parlamentares que defendem com mais veemência a cassação de um de seus correligionários, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ao blog do jornalista Josias de Souza, o parlamentar se mostrou decepcionado com colegas da oposição, que, segundo ele, caem no jogo de Cunha a fim de desenrolar a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
“Ocorre justamente o contrário. Com Cunha, o impeachment vira lorota, fica mambembe. É o sujo achando que vai ajudar a afastar a mal lavada”, declarou ex-governador pernambucano.
“Cunha é doente, psicopata, um cínico. Como confiar numa pessoa que mente sobre contas bancárias na Suíça, já confirmadas pela Procuradoria? A oposição acaba de fazer mais uma reunião com esse personagem para discutir o impeachment. As pessoas continuam acreditando nele. Se for bom para ele, Cunha atropela Dilma. Se não for conveniente, ele posterga. E a oposição está nesse jogo, que tira a legitimidade do impeachment”, acrescentou.
Jarbas fez menções nominais àqueles que, em sua opinião, têm aceitado jogar segundo as regras de Cunha. “Me dá um desânimo danado ver pessoas como Mendonça Filho [DEM-PE], que foi meu vice no governo de Pernambuco; Aécio Neves [PSDB-MG], que acaba de sair bem-posto de uma disputa presidencial; Carlos Sampaio [PSDB-SP], que é promotor de Justiça, toda essa gente sendo ludibriada por Eduardo Cunha. É triste,” completou.
A indignação de Jarbas fica mais evidente quando ele ressalta, na entrevista, que a oposição continua a se encontrar com Cunha para discutir impeachment, mesmo após a Procuradoria-Geral da República (PGR) tê-lo denunciado por suposto envolvimento com os desvios de recursos da Petrobras.
Ele ainda relembrou que a PGR confirmou que o Ministério Público da Suíça enviou documentos que originaram abertura de inquérito contra Cunha, por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Segundo relatório da instituição europeia, Cunha é beneficiário final de duas contas ativas com saldo de US$ 2,4 milhões, que estão bloqueados, no banco Julius Baer.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Charge


Dia D, de derrota


Vinicius Torres Freire - Folha de S.Paulo
Congresso não opera de acordo com plano Lula; governo perde em tribunais, dólar sobe
FOI UM DIA de derrota para Dilma Rousseff, como se sabe a respeito da quarta-feira desastrosa. Mais interessante será descobrir o que será feito desse momento especial de mixórdia de incompetências do governo.
A derrota no Tribunal de Contas da União seria um revés esperado em uma situação de normalidade na anormalidade que é o segundo mandato de Dilma Rousseff. Mas o governo se empenhou em perder de modo humilhante e com repercussões daninhas adicionais. Como se já não bastasse ser acusado de crime no uso de dinheiro público.
Recorde-se o passado remoto, nesses dias de Dilma Rousseff: a sexta-feira passada.
Em tese, parecia então que o governo conseguira adquirir tempo, sobrevida, dada a abdicação parcial de Dilma Rousseff, sob regência provisória de Lula e seu arranjo com o Congresso.
O governo contava até com a contribuição impremeditada da finança global. Desde a semana passada, dúzias de relatórios de economistas de bancões diziam que se abrira uma janela temporária de especulação.
Em resumo, no que interessa aqui, os porta-vozes dos donos do dinheiro grosso diziam que surgira oportunidade de compra de ativos de países emergentes, na xepa, na liquidação. Pode durar até novembro ou até o início do ano que vem, a depender do "analista". Pode estar tudo errado também. O que interessa é que sobreveio certa calmaria, que ajudava a baixar a febre financeira que ameaçava nos levar à breca em breve.
Pois bem, seguindo o padrão de tocar fogo no seu circo mambembe quando a situação parece mais tranquila, o governo convocou três ministros para ir à guerra contra o TCU, na tarde de domingo. Foi quando se divulgou a operação de embananar juridicamente a condenação das contas do governo Dilma 2014.
O governo atraiu a fúria do TCU e até de parte do PMDB. Levou a disputa ao Supremo, onde perdeu de modo vexatório. Viu sua ofensiva desconsiderada com comentários humilhantes no plenário do TCU.
Além do mais, ainda parece errado o cálculo político da reforma ministerial. Mesmo com o novo plano de aquisição de apoio parlamentar, foi derrotado outra vez no Congresso. Não tem bancada. Não conseguiu outra vez juntar parlamentares para apoiar os vetos de Dilma a gastos lunáticos aprovados no Congresso.
Aparentemente, o governo perde porque há rebeliões do baixo clero fora do PMDB, que quer cargos e rejeita a nova liderança governista do partido na Câmara. Porque há disputa entre Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Porque Cunha espirra no governo o lodo em que se debate.
Dadas as derrotas do governo de ontem, demonstrações de fraquezas e de renovada incompetência até na autopreservação, políticos especulavam ontem o que mais o governo vai ter de entregar a fim de não levarem sua cabeça.
De resto, más notícias sobre o Brasil se espalham, ou são reiteradas, pelo mundo, vide os comentários do FMI sobre a crise brasileira, Petrobras inclusive. Até o primeiro leilão de exploração de petróleo em dois anos foi um fiasco horroroso.
Quase todas as moedas emergentes se recuperam por estes dias. É maré alta. Vazou no Brasil. A baderna política é grande o bastante até para atropelar a alegria especulativa dos donos do dinheiro grosso do mundo.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE!

No dia 05 de outubro, as crianças da Creche e Educação Infantil da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC – tiveram mais um motivo para sorrir e brincar: o recebimento de novos brinquedos para o parque da escola! 

Na ocasião, a Secretária de Educação, Ilka Paloma, juntamente com a sua equipe de trabalho (SEDUC), entregaram brinquedos como escorrego e túnel, para interação e diversão das crianças; jogos de cama com temas infantis, entre outros, para oferecer melhoria estrutural adequada à faixa etária dos educandos e tornar o ambiente mais alegre e encantador, proporcionando assim, um melhor desenvolvimento social das crianças e, indiretamente, um maior despertar para o aprendizado.













“Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar.

Devemos respeitar e educar nossas crianças para que
 o futuro das nações e do planeta seja digno.” 
Ayrton Senna

Charge


Ministros do TCU rejeitam contas de Dilma



Todos os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) votaram pela rejeição de contas da presidente Dilma Rousseff (PT). O julgamento foi realizado nesta quarta-feira (7) na sede do órgão, em Brasília.
O relator, ministro Augusto Nardes, fez a leitura das conclusões do relatório recomendando a rejeição das contas. Os demais ministros seguiram o seu parecer. O documento foi aprovado e proclamado pelo presidente do TCU, Aroldo Cedraz.
É a primeira vez na história que um presidente do Brasil tem suas contas rejeitadas. O assunto está sendo bastante comentado nas redes sociais. No Recife, o tema está em primeiro lugar nos Trending Topics no Twitter.

Pernambucanos acompanham julgamento de contas


Parlamentares pernambucanos de oposição ao Governo Federal marcam presença no julgamento das contas de 2014 do Governo Federal. Pelas redes sociais, os deputados mostram que estão acompanhando a votação no Tribunal de Contas da União (TCU).


Entre os que se fazem presente no tribunal, os deputados federais Bruno Araújo (PSDB), Augusto Coutinho (SD) e Mendonça Filho (DEM).

Augusto Coutinho está presente no local ao lado do presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (Foto: Reprodução/Facebook)

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Dilma e seus 39 ministros na foto oficial


ministros posaram para a Fotografia Oficial do Gabinete da Presidência. Após a foto oficial com os ministros, Dilma cumprimentou alguns deles. A primeira foi Kátia Abreu (Agricultura). Em seguida, ela cumprimentou alguns dos convidados no Salão Nobre. (Portal G1)

PAULO CÂMARA NA CERIMÔNIA DE POSSE



O novo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, repetiu na Praça da República, diante de um público reduzido, parte do discurso de posse feito mais cedo na Assembleia Legislativa (Alepe), em uma fala breve, de pouco mais de seis minutos. Diante da ex-primeira-dama Renata Campos e de seus cinco filhos, ele lembrou as figuras do padrinho político Eduardo Campos, falecido em agosto, e do ex-governador Miguel Arraes.
“Como ensinava o Governador Miguel Arraes, faremos o que for possível; o impossível o povo nos ensinará como fazer. “Não vamos desistir do Brasil” foi a última frase que nos deixou Eduardo Campos. Não vamos desistir de Pernambuco”, reproduziu.

Paulo Câmara elegeu como desafio do próprio governo a melhoria do trabalho e da jornada realizada nos últimos oito anos por Campos e pelo agora ex-governador João Lyra Neto (PSB). “Me comprometo com cada um de vocês a superar ps desafios que forem surgindo”, disse em seguida.
O socialista também afirmou que vai governar Pernambuco por inteiro e que será um aliado dos prefeitos. “Até 31 de dezembro de 2018, não tem descanso”, prometeu.

A equipe do Palácio afirmou, durante a cerimônia, que não tinha estimativa de público, mas que 400 cadeiras foram disponibilizada para o público. Muitas delas, porém, estavam vazias.
O momento mais enérgico da transmissão de cargo foram os versos declamados pelo poeta Antônio Marinho, que afirmou que Paulo governará sem Eduardo do mesmo jeito que este assumiu sem ter Miguel Arraes ao lado.

ANO NOVO VIDA NOVA